O Aquecimento

O aquecimento para um esforço físico é mais ou menos importante consoante a intensidade e duração desse mesmo esforço. Também há indivíduos que precisam de mais aquecimento que outros. A idade, a constituição física e o metabolismo de cada um também pesa na importância desse aquecimento.

O aquecimento é importante por várias razões, a primeira delas é preparar os músculos para o trabalho intenso, sobretudo para que não haja lesões. Aquecer não significa apenas andar de bicicleta, fazer alguns exercícios de alongamentos também devem fazer parte de um correcto aquecimento para uma prova de BTT.

Regra geral, quanto mais intenso e mais curto for o esforço físico, mais tempo de aquecimento será necessário. Pelo contrário, quanto mais longa é a prova e por conseguinte menos intensa, menos necessidade há de um grande aquecimento.
Para uma maratona de BTT, com mais de 2 horas de duração, fazer alguns alongamentos e rodar 15-20 minutos de bike, será suficiente para a maioria dos atletas. Se a prova for mais curta, menos de 2 horas, significa que a intensidade será mais elevada, e a saída também, exigindo um bom aquecimento antes da partida, 20-30 minutos, com algumas acelerações seria o ideal.

Alongamentos Recomendados Para O Ciclista