Hidratação e Nutrição

Os Mandamentos Básicos

1 – As calorias e os gastos energéticos

Quando o principal objectivo é diminuir a percentagem de gordura do corpo, ou seja, promover a definição muscular, devemos consumir menos calorias do que aquelas que realmente gastamos diariamente. É esse balanço negativo, entre as calorias ingeridas e as calorias gastas, que leva o nosso organismo a ir buscar energia às reservas de gordura acumuladas, promovendo consequentemente o aumento da definição muscular.

2 – Porquê apostar nas dietas com mais proteínas (dietas hiperproteicas)

A razão da opção por dietas proteicas está directamente relacionada com as principais funções destes nutrientes, nomeadamente o crescimento, reparação e contracção do tecido muscular.

Por outro lado, estudos recentes revelam que as dietas ricas em proteínas não só diminuem o apetite como estimulam a termogénese, ou seja, a transformação da gordura em calor.

As carnes vermelhas são pró-inflamatórias pelo que devem ser eliminadas numa primeira fase da dieta.

Ingira uma fonte de proteína a todas as refeições.

ELIMINAR PREFERIR
Carne de Porco  Peito de frango sem pele;
Carne de  Vaca  Bife de peru;
Enchidos  Carne de coelho;
Leite e queijos gordos  Peixes (todos, desde que grelhados ou cozidos);
Salsichas  Moluscos (lula, choco, polvo);
 Ovos (especialmente claras);
 Lacticínios ( queijos frescos/iogurtes);
 Soja e derivados de soja.